sexta-feira, 30 de junho de 2017

Cronograma capilar com receitas caseiras para um cabelo perfeito

Blogagem Coletiva Grupo Interative-se!
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Relâmpago do grupo Interative-se! com o tema maquiagem/beleza.

Uma vez fiz um post aqui sobre os produtos caseiros que são melhores do que os comprados em farmácia. De lá para cá, mudei algumas coisas, especialmente no que diz respeito ao cabelo. Passei a fazer cronograma capilar com algumas receitas caseiras para deixar meu cabelo perfeito!

Para cuidar da saúde dos meus fios, turbinei a receita que deixei aqui da outra vez: agora uso máscara de restauração ou reconstrução em vez da de hidratação. Isso permite que eu a faça uma vez ao mês, que é o melhor para os meus fios, já que uso a máscara de hidratação duas vezes por semana, por motivos de: cronograma capilar.

Mas, peraí! O que é cronograma capilar?

É um calendário mensal de como tratar os fios. A técnica consiste em fazer duas hidratações por semana, três nutrições/umectações e uma reconstrução/restauração por mês. A hidratação serve para repor a água dos fios, enquanto a nutrição/umectação devolve a oleosidade natural dos cabelos – necessária para a proteção dos fios – e a restauração/reconstrução, por fim, melhora os danos sofridos, reestruturando a fibra capilar. Fiz uma imagem com a agenda do cronograma caso vocês queiram ter sempre à mão os dias para fazer o processo: 





A nova receita

Meu novo cosmético caseiro ficou assim:
  • 2 colheres (sopa) de creme de restauração/reconstrução
  • 1 colher rasa (sopa) de açúcar cristal (aqui pode-se usar outro tipo de açúcar, como o mascavo ou o demerara).
  • 1 tampinha de Bepantol líquido
  • 1 tampinha de Glicopan (é um remédio cheio de vitaminas para cães e gatos que se compra em pet shops)

Mas como assim você usa remédio pra animais no cabelo?

Eu sei que parece estranho, mas os benefícios desse remedinho são muitos! Não tem embasamento científico que garantam a eficácia do Glicopan nos cabelos, mas para mim deu muito resultado. Vi essa dica primeiramente no canal da Renata Meins, sugiro que vejam o vídeo dela para maiores esclarecimentos (essa mulher mudou meu cabelo, gente!).

O Glicopan é um suplemento vitamínico mineral aminoácido para animais e a maioria das vitaminas contidas nele já vem em cremes para cabelo, porém em menores quantidades. Nossos fios precisam de queratina para serem saudáveis e cada procedimento químico leva embora um pouco dessa queratina. Aminoácidos são capazes de repor a queratina, por isso esse remédio para animais é tão eficaz! Mas atenção: passe apenas da metade do cabelo para baixo, nunca no couro cabeludo porque pode dar alergia! E só use em pequenas porções de no máximo uma tampinha do produto por vez. O uso desenfreado de muitas vitaminas no cabelo tem o efeito oposto e pode danificar os fios. Outro aviso importante: o Glicopan cheira MUITO mal. Não faça tratamento com ele antes de algum evento importante, hahaha.

Turbinando o creme de nutrição com essa receita caseira:

Quando faço nutrição, costumo acrescentar uma colher (chá) de óleos vegetais ao creme, então, decidi também deixar a receita aqui:
  • 2 colheres (sopa) de creme de nutrição
  • 1 colher (chá) de óleo de côco
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de óleo de amêndoas

Para fazer o cabelo crescer

Tive sérios problemas com meu cabelo quando era mais nova, porque de tanto descolorir e fazer progressivas em lugares não muito confiáveis ele não tinha força para crescer direito. Quando crescia, as pontas estavam tão quebradas e ressecadas que nem parecia estar maior. Quando comecei a tratar da saúde dos meus fios, decidi que queria que meu cabelo crescesse finalmente. Então usei mil shampoos bombas e controlei a alimentação, mas uma coisa em particular deu muito resultado: óleo de rícino. De novo, esse negócio é muito fedido, mais até que o Glicopan! Porém aqui a gente disfarça um pouco com óleo de coco que tem um cheiro bem concentrado. Então, quando eu troco nutrição por umectação (que é deixar seus fios descansando enquanto estão envoltos em óleos naturais) costumo fazer assim:
  • Muito óleo de coco, suficiente para cobrir todo o cabelo, inclusive a raiz (tenho a raiz oleosa e a umectação não piora isso, importante lembrar)
  • 1 ampola de vitamina E
  • 1 colher (chá) de óleo de rícino
O rícino é um laxante natural, mas ele realmente funciona nos fios. Ano passado fiz a sobrancelha em casa e acabei errando em um dos lados (não sigam meu exemplo) e foi essa combinação que fez ela crescer mais rápido também.
Outra coisa que dizem por aí que ajuda no crescimento do cabelo é massagear o couro cabeludo. Recentemente comprei um massageador facial que vem com uma ponta de massagem capilar, então estou abusando disso! Ainda não tenho muito o que falar sobre, não testei por tempo suficiente. 
Meu massageador. A ponta destacada das demais, no centro, é para massagem capilar.
Meu massageador. A ponta destacada das demais, no centro, é para massagem capilar.

Uma ultima dica: fuja dos derivados de petróleo

Depois que eu exclui da minha vida shampoos, condicionadores e máscaras que possuem em suas fórmulas derivados de petróleo (que costumam aparecer nos ingredientes com os seguintes nomes: petrolatum, paraffinum liquidum, mineral oil), senti meu cabelo ganhando vida! Hoje, se uso algo com petrolato na composição, sinto na hora a diferença nos fios: eles pesam e ficam duros.

Então, é isso. Não esqueçam de salvar a imagem do cronograma capilar para ter sempre em mãos e copiar as receitas caseiras para você ter um cabelo perfeito! Mas quero lembrar que isso é o que tem funcionado pra mim, não sou cabeleireira, muito menos expert em cabelos. Faça como eu e vá experimentando adicionar ou excluir ingredientes naturais em suas máscaras para ver o que melhor se adapta aos seus fios! ♥

4 comentários:

  1. Adorei suas dicas e o cronograma! Preciso hidratar meu cabelo urgente, e como to de ferias acho que seria uma boa eu aplicar esse cronograma.

    Sobre essa de cabelo crescer cabelo, não conhecia os metodos até pq nunca tive problema com isso. Feliz meu cabelo sempre cresceu e muito haha, ontem mesmo tive que cortar pq ja passava da cintura.

    https://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gra post perfeito,também amooo receitas caseiras e também acho que funcionam muitíssimo bem,pois sabemos certinho oque estamos passando na Nossa cabeça e podemos ir testado pra saber oque da certo é oque não dá tive que cortar o meu mas tô no projeto rapunzel e transição vamu ver no que dá super beijo e força no cronograma 😘

    ResponderExcluir
  3. Amei essa postagem! Me senti numa aula para fazer meu cabelo tonificar de vez, já pesquiso muita coisa pela internet (pois tive um sério problema capilar) mas sua explicação foi mais que ótima! Sinceramente, n tenho muita paciência para o cronograma. Mas quero mudar isso!!! Vou seguir suas dicas e assistir ao video, no momento estou usando MONOVIN A que também é p animais. E irei ler sobre o petróleo... ♥

    XOXO,
    http://vestigiosdipinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas dicas estou começando agora nesse mundo de cuidados e do cronograma capilar. E seu post me veio bem a calhar. Parabéns 💞💕

    ResponderExcluir